08 abril 2009

Limites do Sofrimentos

Por Silas Malafaia

- II Coríntios 4:8-9- Paulo diz no texto acima que existem limites para o sofrimento – “Em tudo somos atribulados...” – tribulação até o limite máximo anterior a angústia; “perplexos”, isto é, sem entender nada, atônitos, sem saber o porquê, mas desanimados não; “perseguidos” – até o limite máximo anterior a te alcançar, mas desamparado não; “abatidos” – até o limite máximo anterior a destruição, mas destruídos não.

- O que é tribulação?

- São as adversidades da vida que todo mundo enfrenta. O crente mais santo, o mais poderoso e a pessoa mais carnal. O que é crente e o que não é crente.(Eclesiastes 9:2-3; João 16:33; Mateus 5:45). Desde que o pecado se perpetuou na raça humana, todo mundo passa por tribulação.

- O que é angústia?

- É uma agonia intensa, é uma aflição, é uma dor na alma. O ser humano não tem preparo físico, emocional e psicológico para viver angustiado. Você pode ficar angustiado, mas ninguém tem estrutura para viver angustiado.
- Uma pessoa que fica muito tempo em angústia, a sua defesa imunológica diminui e começam a aparecer enfermidades.
- Salmos 46:1- Tem um salmo de um salmista que estava passando por uma angústia muito grande e ele mostra como Deus agiu
- Salmos 116:1-10 – no primeiro e segundo versículo ele começa a contar o salmo pelo final.
A partir do terceiro versículo ele começa a contar a história dele.
- Se você está vivendo um quadro de angústia profunda por alguma luta, por alguma decepção da vida, você pode clamar a Deus, você tem acesso a Deus. O Espírito Santo vai vir sobre você, vai arrancar essa dor da sua alma e vai encher o seu coração de paz.

- Algumas vezes vemos alguns irmãos dizerem: “Por que Deus está permitindo isso na minha vida? Eu sou dizimista, eu vou para a igreja, eu oro, eu fico afastado do pecado... Por que?? Por que?? Por que essa luta? Por que esse problema??”
– EI!! – Quem é Deus e quem é servo? Quem é Senhor e quem o serve? Quem te falou que Deus dá satisfação de tudo o que está acontecendo na nossa vida? Quem falou que Deus dá explicação dos “porquês” da nossa vida? Você pensa que acontece somente com você?

- Jó era o mais rico do oriente, ele possuía 500 jumentas, 500 juntas de boi, 7000 ovelhas e 3000 camelos (Jó 1:1, 3, 5). Um dia, Satanás faz um desafio para Deus e Jó não sabe de nada, porque nem tudo o que acontece no mundo espiritual é revelado para nós. Existem fatos que estão acontecendo no mundo espiritual e que a gente não sabe.
- Tem pessoas que estão passando por lutas e adversidades e o diabo está soprando no ouvido: “Aí o mané, aí o crente mané, tu vai para a igreja, tu serve a Deus e você tá debaixo de pau, debaixo de pancada... Cadê o teu Deus?”
- Depois de tudo o que aconteceu com Jó (1:13-19), ele diz o seguinte: Jó 1:21- O diabo não satisfeito diz o seguinte “tudo quanto o homem tem dará pela sua vida.” (Jó 2:4). Deus fala para tocar em Jó, mas não tirar a vida. O diabo coloca uma chaga maligna que Jó tinha que se coçar com caco de telha e a 30 metros de distância se sentia o cheiro podre da carne de Jó. O restante desta parte está em Jó 2:9-10
- Cuidado com a sua língua, cuidado com o que você anda falando por causa do que você anda passando.
- Os três amigos de Jó viram o que se sucedia com ele e para acabar de pisar disseram para Jó que ele estava em pecado (quando Deus não mandar você dizer alguma coisa, cala a boca. Tem crente que quando vê o outro debaixo de cipó, de pancada e de adversidade, parece que baba pelos cantos. O camarada já está arrasado, já está moído e ele chega e diz assim: “Vem mais”, “Olha, é apenas o começo das dores” – isso é palavra do inferno!!! Se Deus não te mandar dizer nada para uma pessoa, ora por ela e diga palavras boas. Pare de amaldiçoar e de profetizar aquilo que Deus não te mandou)
- No capitulo 19, Jó relata a sua vida, porém no versículo 25 e 26, ele lança uma bomba atômica no inferno.- Se Deus chegasse para Jó e dissesse: “Jó, um tempo de luta pelo dobro da bênção pelo resto da vida”
– Jó topava na hora, todos nós toparíamos na hora.- No final da história, Satanás sai envergonhado e Deus dá em dobro tudo o que Jó perdeu.
- Não murmure, porque murmuração é uma reclamação descabida contra Deus. Deus não aceita murmuração. Quando uma pessoa murmura, ele tá dizendo que Deus não é Deus suficiente. O relógio da providência divina não anda atrasado. Na hora certa, Ele vai livrar você deste cativeiro.- “Perseguidos, mas não desamparados” – veja que entre você e o diabo está Deus!!
- Salmos 121- “Aquele que te guarda não tosquenejará”
tosquenejar é cochilar – Deus não cochila, os olhos dele estão sobre você
- “O Senhor é a tua sombra à tua direita”
– o Senhor está com você em qualquer lugar
- Isaías 43:2- Salmos 91:10
– pra você entender que você é perseguido mas desamparado, nunca.
- Não saia da proteção de Deus, você está debaixo da proteção de Deus? Demônio nenhum vem para atacar
- Você que ta brincando de ser crente, brincando de igreja, cuidado! Não se afaste da proteção de Deus, porque senão o diabo te destrói. Evangelho não é brincadeira. Sirva a Deus e nada vai te alcançar.
- Macumba não pega em crente. Pode fazer o trabalho que for que não pega. Sabe por quê? Maior é o que está conosco do que aquele que está no mundo.
- Você que aceitou a Cristo como único Salvador, você tem a marca de Cristo, você está protegido.
Há um Deus Todo-Poderoso que te guarda e te livra
- “Abatidos, mas não destruídos”

- Há dois tipos de abatimentos:

1- Tem gente que está lendo este texto e está abatido, derrotado por lutas da vida. Tem gente que está abatido porque a mulher ou o marido foi embora. Tem gente que está abatido porque foi enganado por um sócio. Tem gente abatida porque armaram uma pra você e você foi mandado embora por calúnia e difamação. Você se sente derrotado?
- Deus diz o seguinte: a hora que Ele não quiser mais nada com você, Ele te recolhe. Você está vivo?
Tem plano de Deus para tua vida.
A tua história ainda não terminou.
O melhor de Deus está por vir.

2- Você caiu, você pecou, o diabo preparou um laço pra você, você já tentou voltar 3, 4 vezes e o diabo diz pra você “não adianta”
- Provérbios 24:16- Salmos 37:24

- Aceite a Cristo como único e verdadeiro Salvador, reconcilie-se com Deus e Ele fará uma mudança completa na sua vida.

Postagem em destaque

CURSO AFILIADO ORGÂNICO

DESCUBRA COMO COMEÇAR UM NEGÓCIO DIGITAL TRABALHANDO EM CASA USANDO A INTERNET VENDENDO PRODUTOS DIGITAIS E GANHANDO COMISSÕES! ma...